O Direito deve ser compreendido como produto histórico, fruto de fatores políticos, econômicos e sociais, sendo fundamental perquirir sobre a realidade de onde nasce e à qual se destina, refletir sobre os valores que o inspiram e se interessar pelo ser humano cuja vida é por ele afetada.
Essas considerações são fundamentais para os operadores do Direito, dos quais há de se exigir mais que o simples uso técnico de processos formais, há de se pretender capacidade de enfrentamento dos problemas reais da sociedade em permanente transformação.
É em razão dessa dinâmica que sobreleva o papel renovador da jurisprudência. Para a "oxigenação" do Direito, é de particular importância a atuação contextualizada de todos os atores judiciais, sobretudo no desenvolvimento de novas teses e interpretações contemporâneas. Com a edição da Lei 13.467/2017, essa necessidade se reforçou no campo do Direito e Processo do Trabalho, impondo-se a atualização dos profissionais que nele atuam.
Atualidades e Tendências do Direito e Processo do Trabalho, obra coletiva feminina, é inspirada neste propósito, além de prestigiar a crescente presença das mulheres nas diversas carreiras jurídicas, e incentivar a expansão da atividade feminina na pesquisa e produção científica.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sobre as organizadoras:
Amanda Barbosa
Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e docente da sua Escola Judicial e em cursos de Pós-Graduação lato senso. Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, unidade Ribeirão Preto, e membro do Grupo de Estudos “A transformação do Direito do Trabalho na sociedade pós-moderna” da mesma instituição.
Andréia Chiquini Bugalho
Advogada. Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Professora de Direito Agrário na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Ribeirão Preto – USP (FDRP/USP); Pós-graduanda em Agronegócio pela FEA Usp. Pós-graduanda em Direito Agrário pelo Verbo Jurídico. Líder e membro do grupo de pesquisa “Contemporaneidade e Trabalho” da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Líder e membro do grupo de pesquisa “A Transformação do Direito do Trabalho na sociedade pós-moderna e seus reflexos no mundo do trabalho “da FDRP/USP. Membro do grupo do Núcleo de estudos “O trabalho além do Direito do Trabalho (TADT), vinculado ao DTBS da Faculdade de Direito – Universidade de São Paulo.
Luiza de Oliveira Garcia Miessa dos Santos
Mestranda pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – (FDRP-USP). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UCAM e pela UNIDERP e especialista em Direito Público pela UNISUL. Membro do grupo de pesquisa GEDTRAB(FDRP-USP) – “A transformação do Direito do Trabalho na sociedade pós-moderna e os seus reflexos no mundo do trabalho”. Advogada.
Sumário - Temas Abordados na obra
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.